Financiado pelo Arts and Humanities Research Council (Reino Unido) e com o apoio do British Council e do Arts Council England, “A Arte do Intercâmbio Cultural/ The Art of Cultural Exchange” é uma pesquisa colaborativa entre a Queen Mary University of London e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que conta com vários parceiros realizadores.

  • qm
  • ufrj

ppp

People’s Palace Projects é uma organização sediada no Departamento de Teatro da Queen Mary University of London e que procura abordar essas questões através de pesquisa acadêmica, projetos artísticos participativos, performances, iniciativas educacionais e debates. Nós juntamos artistas, ativistas, acadêmicos e público em geral em projetos que abordam uma ampla gama de questões de justiça social e direitos humanos. Sediado no leste de Londres, People’s Palace Projects já trabalhou com muitas comunidades locais. Criamos parcerias com uma grande variedade de organizações e artistas na Inglaterra, Escócia e no País de Gales, em colaboração internacional com outros projetos no oeste africano, América do Sul e Europa Oriental. Nas últimas duas décadas, mantivemos uma atenção especial no desenvolvimento de relações culturais com o Brasil e o Reino Unido.

paccCriado em 1994, o PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea – é um programa de ensino e pesquisa vinculado à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Abriga contribuições interdisciplinares produzidas nos centros de pesquisa da UFRJ e de outras entidades acadêmicas e culturais, bem como de organizações da sociedade civil, no país e no exterior e organiza regularmente o Seminário Permanente de Cultura Contemporânea. No seu Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais, reúne pesquisadores permanentes, associados e visitantes, num ambiente de troca e convivência acadêmica. Em 2010, criou o projeto de extensão Universidade das Quebradas, que tem como principal compromisso potencializar a relação entre cultura e desenvolvimento, promovendo a produção de conhecimento e a criação artística, estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica da UFRJ e os produtores de cultura e artistas residentes na cidade do Rio de Janeiro.

british-councilO British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Estamos presentes fisicamente em seis continentes e mais de 100 países, criando oportunidades internacionais, todos os dias.

ahrcO Arts and Humanities Research Council é um órgão público independente financiado pelo Department for Business, Innovation and Skills do Governo Britânico.

 

oinstitutoO Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – dedicada a contribuir para o debate sobre as culturas urbanas contemporâneas, através de pesquisas e ações que apontem caminhos de transformação e promovam o desenvolvimento integrado, a sustentabilidade e a cidadania. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, o trabalho d’O Instituto faz dialogar as dimensões da realidade empírica e das representações simbólicas, buscando articular as esferas da política, da economia, da comunicação midiática e das artes.