CONHEÇA OS INTEGRANTES DO PROJETO

paulPaul Heritage

Coordenação geral da pesquisa

People’s Palace Project/Queen Mary University

Professor de Drama e Performance da Queen Mary, University of London, Paul é o investigador britânico do projeto Experiência e Tradução: A Arte do Intercâmbio Cultural. Por mais de duas décadas, criou projetos artísticos em prisões no Brasil e no Reino Unido, alcançando milhares de pessoas entre detentos, guardas e seus familiares em projetos premiados ligados a questões como HIV/AIDS e direitos humanos. Como produtor, trabalhou com grandes instituições britânicas levando algumas das mais importantes companhias artísticas brasileiras ao Reino Unido. Criou Festa|Amazônia, um longo programa que envolveu centenas de participantes e milhares de espectadores em Londres e na região Amazônica. De 2009 a 2012, realizou pesquisa financiada pelo AHRC sobre transferência de conhecimento entre artistas e jovens sediados em favelas e grupos comunitários britânicos. Paul foi também Produtor Executivo da Rio Occupation London, um projeto do Festival Oficial das Olimpíadas de Londres 2012 e foi um dos curadores do Olympic and Paralympic Cultural Forum e Arte sem Limites, um festival celebrando obras criadas por artistas britânicos com deficiência no programa londrino Unlimited. Dentre os programas de pesquisa prática que desenvolve continuamente estão Encounters Beyond Text: Art Transforming Lives, Fórum Shakespeare, que já foi realizado em 5 capitais brasileiras, e, Pontos de Contato, um projeto de intercâmbio cultural para artistas, formuladores de políticas e financiadores culturais. Em 2004, foi nomeado Cavaleiro da Ordem do Rio Branco pelo Governo Brasileiro.

ilanaIlana Strozenberg

Pesquisadora

O Instituto / PACC-UFRJ

Investigadora brasileira do projeto de pesquisa The Art of Cultural Exchange/Experiência e Tradução: A Arte do Intercâmbio Cultural, Ilana é graduada em Sociologia e Política, com especialização em Antropologia Social, pelo Museu Nacional/UFRJ, e Doutora em Comunicação pela ECO/UFRJ. Professora da Escola de Comunicação e Coordenadora do Pós Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras da UFRJ, seu foco de pesquisa, nos últimos anos, sāo as diferenças culturais no meio urbano brasileiro contemporâneo, as articulações entre suas diferentes expressões com o mercado midiático, e seu impacto sobre as hierarquias sócio-políticas tradicionais.  Como diretora acadêmica  d’O Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa – O Instituto – , participou do projeto Arte e Educação em Meios Digitais, realizado  em  parceria com a Universidade de Viçosa e a ONG Humanizarte, do projeto Regiões Narrativas, da Superintendência de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto, oi coordenadora do Laboratório de Narrativas Transmídia, realizado entre 2010 e 2012 em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos e do Laboratório Audiovisual, realizado em 2014 em parceria com a Biblioteca Parque da Rocinha.

andreAndré Piza

Pesquisador Assistente

People’s Palace Project / Queen Mary University

Produtor e diretor de teatro com experiência nas áreas de arte e educação, é formado em Jornalismo pela USP. Dirigiu por quatro anos sua produtora de filmes, e, em seguida, trabalhou no Ágora Teatro como Diretor e Assistente de Direção. Ainda em São Paulo, fez pesquisa para a BBC Bristol e produziu documentários e longas de ficção. Em 2012, concluiu o mestrado em Direção de Teatro na Royal Academy of Dramatic Arts (Londres) e, em seguida, começou a trabalhar com o People’s Palace Projects como freelancer. Desde então, André trabalhou em projetos como Rio Occupation London, Points of Contact e Arte sem Limites em diversos papéis. Atualmente, como Gerente de Projetos, é responsável pela produção de várias atividades do People’s Palace Projects, incluindo A Arte do Intercâmbio Cultural, em que também atua como Assistente de Pesquisa.

AnaAna Claudia Souza

Pesquisadora Assistente

O Instituto / PACC-UFRJ

Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, na Funarte – Fundação Nacional de Artes, vinculada ao Ministério da Cultura, foi Coordenadora do Portal das Artes, do projeto Brasil Memória das Artes, e Diretora do Centro de Programas Integrados. Antes da experiência na gestão pública na área de cultura, ao longo de 20 anos, ocupou cargos como repórter, editora, crítica, colunista, chefe de sucursal e editora-chefe em redações de rádio, jornal, revista e sites, como Jornal do Brasil, O Dia, Editora Globo e Globo.com. É pesquisadora e colaboradora d’O Instituto.

TeresaTeresa Guilhon

Pesquisadora Assistente

O Instituto / PACC-UFRJ

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/FGV, é formada em Comunicação Visual pela UFRJ, com pós-graduação em Electronic Graphics pela Coventry University/Inglaterra. Gerente de comunicação na Trilha da Inovação – Projetos Tecnológicos e Educacionais, empresa prestadora de serviços na área de gestão empresarial e treinamento, é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de projetos nas áreas de Cultura, Tecnologia e Educação d’O Instituto.

RosieRosie Hunter

Diretora Executiva

People’s Palace Projects

De 2005 a 2009, foi Diretora Executiva do Battersea Arts Centre, período em que a organização obteve sucesso na sua campanha pela cessão de 99 anos do seu prédio, à época pertencente ao Wandsworth Council. Rosie foi também Gerente do Actors Centre por 5 anos, trabalhou na equipe de captação de recursos do Warrington Borough Council no projeto de abertura do Pyramid Arts Centre, além de ter sido Assistente de Marketing e, logo depois, Coordenadora de Programação do Northern Stage, na Newcastle Playhouse. Formada em Inglês e Literatura pela Oxford University, ela é também Board Member do ITC (Independent Theatre Council) e da Queen Mary Innovation Limited.

Thiago Jesus

Gerente de Projetos, Comunicação e Relações Internacionais

People’s Palace Projects

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago concluiu Mestrado em Cultura Visual pela University of Westminster. Com mais de 10 anos de experiência desenvolvendo estratégias de comunicação e gerenciando projetos culturais para organizações como a Vale, X Brasil Comunicação e o Comitê Olímpico Brasileiro, desde 2010, tem intermediado relações do PPP com o Brasil, particularmente com órgãos governamentais como o Ministério da Cultura e outras organizações artísticas. Atualmente tem responsabilidade gerencial em vários projetos do PPP como o Fórum Shakespeare, Points of Contact e The Becontree Hundred. Antes de trabalhar no PPP, Thiago foi Coordenador de Exposições na The Photographers’ Gallery, em Londres.

Renata Peppl

Assistente de Projetos

People’s Palace Project / Queen Mary University

Jornalista de comportamento, escritora e produtora, Renata tem mais de 10 anos de experiência em estratégia e desenvolvimento de projetos no setor cultural. No Brasil, trabalhou na Assessoria de Imprensa do Instituo Iberê Camargo, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do país e, desde sua mudança para Londres, há 4 anos, tem trabalhado como Gerente de Projetos em várias iniciativas artísticas multidisciplinares internacionais em organizações como a Roundhouse, Somerset House, Rich Mix, British Council e Southbank Centre. Atualmente trabalha como Assistente de Projetos para o People’s Palace Projects.